Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Paulínia/SP - Arquidiocese de Campinas
Sempre de portas e coração abertos para acolher
Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus
  Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus  

  



Notícias


CF 2018: Gesto Concreto - 29/8/2018


Artigo: Honestidade




Foto: Internet    Clique na imagem para ampliar

 

 

 

Como um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é "Fraternidade e superação da violência", passamos a publicar alguns artigos do Capitão PM Rafael Cambuí.
Estes artigos visam trazer mensagens de esperança e dicas para que possamos ajudar na superação da violência, sendo que estes, são de responsabilidade do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Igreja.
Como cidadãos, devemos ser protagonistas da Paz, a exemplo de Cristo!

 

Honestidade

 

Artigo: Honestidade

   Passeando com meus filhos no shopping no final de semana, tive oportunidade de viver um momento interessante e motivador. Fomos comprar um sorvete e ao chegar ao caixa, percebi que alguma criança havia esquecido um brinquedo no balcão do restaurante. O brinquedo era simples mas interessante. Resolvi testar a moral dos meus filhos e peguei o brinquedo e apresentei a eles. Eles olharam, pediram para pegar na mão. Avaliaram e minha filha de sete anos disse: “Papai, alguma criança esqueceu esse brinquedo ai. Precisamos avisar o moço para guardar o brinquedo para ela buscar quando lembrar que esqueceu.” Feliz, peguei o brinquedo de volta e segui a orientação dela. Avisei a pessoa da sorveteria do ocorrido.

   Coincidentemente recebi um vídeo de um amigo em que um brasileiro em férias nos Estados Unidos estava encantado com uma loja do  Walmart em que não haviam operadores de caixa. Os consumidores pessoalmente passavam os códigos de barra das mercadorias, somavam o total das compras, passavam seus cartões e iam embora. Não havia ninguém para conferir se o cliente passou no caixa todos os itens do carrinho.

   Outra ocasião, em que eu estava em uma convenção da IACP (Associação Internacional dos Chefes de Polícia) em Nova Iorque, eu e mais um amigo policial fomos visitar a loja da NYPD (Departamento de Polícia de NY). Quando entramos estávamos com sacolas de compras que havíamos feito antes e inclusive já tínhamos comprados produtos da NYPD. Meu amigo preocupado em achar que o segurança iria desconfiar que estávamos furtando os produtos da loja, resolveu procurar o segurança e avisar que os itens que estavam na sacola já haviam sido comprados em outro local. O segurança, simplesmente não conseguiu entender o que ele estava falando.

   O que há em comum nestes três episódios? A resposta é simples: HONESTIDADE! Minha filha foi honesta em reconhecer que o brinquedo ainda que desejável não era dela e que por isso ela não poderia pegar. O brasileiro percebeu que as pessoas no Walmart não pegariam algo que elas não iriam pagar e o segurança não conseguiu entender a possibilidade de alguém entrar em uma loja e levar um produto sem pagar.

   Infelizmente em nosso país não conseguimos implementar supermercados sem que haja caixa, segurança, câmeras e detectores de produtos na porta por que se assim fizer o lojista terá grande prejuízo pelo alto número de furtos.

   Enquanto continuarmos a acreditar que o melhor meio de se viver é levando vantagem em relação aos outros. Enquanto pensarmos passivamente em defender apenas o nosso lado e esquecer da coletividade, continuaremos a formar maus cidadãos que naturalmente se tornarão maus políticos, maus médicos, maus policiais maus integrantes de uma sociedade que continuará refém do medo e da impunidade.

   É preciso aprender a lição de não fazer ao próximo o que não desejamos que seja feito com a gente e cuidar do que é coletivo com se fosse nosso.

“Nossa população anda tão insana que elege quem os rouba, idolatra os que os despreza, desvaloriza quem os ensina (professores)
e odeia quem os protege (policiais).”

(autor desconhecido)

   Que vença a honestidade! Eu não vou desistir!

Lembre-se sempre: Cidadão atento é cidadão seguro!  Segurança Pública é responsabilidade do Estado e dever de todos. Ajude a Polícia fazer seu serviço, com medidas que você pode adotar!

 

 

Capitão PMP Rafael Cambuí
Rafael Cambuí
Capitão de Polícia
Comandante da Polícia Militar do 8 BPM/I e membro permanente da Associação Internacional dos Chefes de Polícia com sede nos EUA.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião da Igreja.

Fonte: Capitão PM Rafael Cambuí




Artigo: Honestidade


Destaques