Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Paulínia/SP - Arquidiocese de Campinas
Sempre de portas e coração abertos para acolher
  • Missa Ressurreição (2019)
      Missa Ressurreição (2019)  

  



Notícias


Paróquia implanta a Escuta Cristã - 03/5/2019


Paróquia implanta a Escuta Cristã




Foto: Comunicação    Clique na imagem para ampliar

 

 

 

 

Paróquia implanta a Escuta Cristã

Escuta Crista

Ministério da Escuta Cristã
“Numa sociedade que não é mais estruturada ao redor da religião, a ação pastoral deve oferecer às pessoas a possibilidade de partilhar a experiência cristã numa comunidade. Assim sendo, quero propor que todas as Paróquias sejam “Pólo Missionário”, centro de vivência comunitária e irradiação do Evangelho, idéia que a Revisão Ampla nos legou (cf. Revisão Ampla 98) para as paróquias do centro de cidade mas que desejo propor a todas as Paróquias da Arquidiocese” (Carta Pastoral de D. Bruno – 2008 – p.28 – nº 41)
Escuta Cristã é um ministério de doação, com o coração, no qual os voluntários oferecem, principalmente, seu tempo no sigilo e amor ao irmão e irmã.
Ouvir, acolher, refletir, pensar, meditar, silenciar parece não fazer parte de todo o processo moderno e criativo de comunicação. 
Há uma maior preocupação em “falar” (teclar, digitar) e pouco em ouvir. O diálogo é fundamental para o entendimento e crescimento humano, pois favorece o respeito, a troca de opiniões, o conhecimento do novo, a revisão do que já foi vivido, o questionamento. 
É comum encontrar pessoas que precisam ser ouvidas por alguém e por isso saem de casa à procura de um ouvido que as escute. Elas precisam de atenção, de acolhida, de serem ouvidas. O Ministério da Escuta é um serviço de acolhida das pessoas, diante dos sofrimentos, em meio aos problemas que passam, mesmo em momentos de alegria, de euforia,  ou simplesmente para ouvi-las. Trata-se de um serviço voltado ao atendimento de pessoas que queiram conversar, desabafar, mas com sigilo absoluto.
A Igreja, nossa mãe, afirma que “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (Gaudium et Spes 1).
Não substitui a confissão com o sacerdote, mas o exercício de falar alivia espiritualmente e auxilia na fé diante dos momentos eufóricos ou aflitivos.
O papel do escutador é o de acolher, compreender e escutar sempre dentro do espírito cristão mantendo o mesmo sigilo que um sacerdote faz na confissão.
Nesta primeira fase, as escutas serão realizadas via agendamento:
Quintas-feiras:  das 08 às 11h
Agendamento via Secretaria Paroquial: pessoalmente ou pelo telefone 3874-2070

 

 

Fonte: Comunicação




Escuta Cristã


Destaques