Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Paulínia/SP - Arquidiocese de Campinas
Sempre de portas e coração abertos para acolher
  • Vigília Pascal (2019)
      Vigília Pascal (2019)  

  



Notícias


Investidura de Coroinhas - 30/6/2019


27 jovens recebem a investidura de coroinhas




Foto: Agentes    Clique na imagem para ampliar

 

 

 

 

Investidura de Coroinhas
27 jovens recebem a investidura de coroinhas

Investidura de Coroinhas

Neste domingo (30/06), Solenidade de São Pedro e São Paulo, na missa das 10h tivemos a investidura de 27 coroinhas da Comunidade Matriz.
Eles participaram de formações que abordaram aspectos teóricos e práticos voltados às especificidades deste belo serviço e agora poderão atuar nas missas.
Este serviço fomenta também aspectos na vida pessoal, onde no ambiente em que vivem (família, escola, sociedade) podem exercer os valores vividos no ministério.
Deus abençoe à estes jovens e a todos que de alguma forma contribuiram para a formação e discernimento dos mesmos!
 
Coroinhas e Cerimoniários
A Igreja Católica Apostólica Romana é uma Igreja Ministerial; isto é, uma Igreja onde existem muitos serviços a serem realizados. Muitas pessoas sentem-se chamadas a prestar algum tipo de serviço à comunidade cristã, participando de algum tipo de ministério. É assim que acontece, também, com as crianças e jovens que se sentem chamados a serem coroinhas e cerimoniários.
Eles servem ao altar, acompanham o presidente da celebração, cantam, rezam, participam. Desempenham um ministério (serviço) muito importante durante as celebrações litúrgicas, através deste ministério, são chamado a participar da Igreja e assumir um compromisso com a comunidade.
Tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Dão testemunho da radicalidade do amor de Deus que chama a muitos como outrora ao jovem Samuel, a Tarcísio, à Maria Goretti a dar sua contribuição na construção do Reino de Deus no ambiente onde está inserido, seja na família, na comunidade, na escola, etc.
Por atuar diretamente nos serviços do altar e da comunidade também tem por missão, o zelo pela comunidade como ambiente de oração, favorecendo a oração comunitária e o bom ambiente celebrativo, além de defender a Eucaristia, a exemplo de seu padroeiro São Tarcísio.
Por atuar diretamente nos serviços do altar a espiritualidade central do Coroinha é a espiritualidade eucarística. Em cada celebração eucarística, torna-se pequeno guardião e defensor da sacralidade da Eucaristia. É chamado a dar testemunho da presença real de Cristo na Eucaristia e das bênçãos que Ele derrama em sua Igreja. A piedade, a oração, a adoração a reverência e gosto pelos demais sacramentos também são marcas da espiritualidade que o Coroinha deve cultivar em sua vida
O Cerimoniário, é quem prepara e auxilia, em sintonia com o presidente e com os demais responsáveis, a celebração. Deve ser conhecedor da sagrada liturgia e ao mesmo tempo, deve saber como devem sem organizadas as celebrações.

O Padroeiro dos Coroinhas e acólitos é São Tarcisio
Tarcísio pertencia à comunidade cristã de Roma, era acólito, isto é, coroinha na igreja. No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico. O difícil era conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão. 
Nas vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar o Pão dos Fortes à cadeia. Foi então que o acólito Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta piedosa tarefa. Relativamente ao perigo, Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto antes morrer que entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. 
Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, passando Tarcísio pela via Ápia, uns rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a indagar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder, negou terminantemente. Bateram nele e o apedrejaram. Depois de morto, revistaram-lhe o corpo, nada achando com referência ao Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, ocultamente cristão, que o levou às catacumbas, onde recebeu honorifica sepultura. 
Ainda se conservam nas catacumbas de São Calisto inscrições e restos arqueológicos que atestavam a veneração que Tarcísio granjeou na Igreja Romana. Tarcísio foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos, que servem ao altar. Mais uma vez encontramos a importância da Eucaristia na vida do cristão e vemos que os santos existem não para serem adorados, mas para nos lembrar que eles também tiveram fé em Deus. Eles são um exemplo de fé e esperança que deve permanecer sempre com as pessoas. Então, a exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a ajudar, a servir. Se cada um fizer a sua parte realmente nos tornaremos um só em Cristo. 
Sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.
 
Oração à São Tarcisio
Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais a gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia.
Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo.
Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé.
Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. 
São Tarcisio, Rogai por nós!
 
 

Fonte: Comunicação




Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas
Investidura de Coroinhas


Destaques





Mais notícias

21/07/19 - Movimento Mãe Rainha: 30 anos em Paulínia 
13/07/19 - Assembleia de Acolhida a Dom João Inácio 
13/07/19 - Formação para Pastoral da Saúde 
11/07/19 - Missa em louvor a São Bento 
08/07/19 - XVIII Romaria Arquidiocesana 
01/07/19 - Missa e Posse Canônica de Dom João Inácio Müller 
30/06/19 - 27 jovens recebem a investidura de coroinhas 
30/06/19 - Inscrição Crisma - Turma 2019/2020 
29/06/19 - Tudo pode ser definido numa palavra: Amor 
28/06/19 - O Coração de Jesus é o foco do amor! 
27/06/19 - 3° dia do Tríduo 
26/06/19 - 2° dia do Tríduo 
25/06/19 - 1° dia do Tríduo 
24/06/19 - Gratidão pela missão cumprida 
24/06/19 - Dom João Inácio Muller recebe pálio 
24/06/19 - Festa Padroeiro Sagrado Coração de Jesus 
20/06/19 - Eucaristia: Alimento para a missão! 
19/06/19 - Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 
19/06/19 - Astronauta revela que recebeu a Eucaristia no espaço 
18/06/19 - Por um inverno mais aquecido 
14/06/19 - Solenidade de Corpus Christi 
03/06/19 - Posse Dom João Inácio Müller 
26/05/19 - Coroação de Nossa Senhora na Comunidade Matriz 
26/05/19 - 1ª Vigília do Grupo de Jovens Despertar 
25/05/19 - Recepção Ícone Peregrino do Sagrado Coração de Jesus 
24/05/19 - Tradicional quermesse na Comunidade São Pedro 
20/05/19 - Visita Ícone do Sagrado Coração de Jesus 
20/05/19 - Festa Padroeiro 2019 
19/05/19 - Coroação de Nossa Senhora 
19/05/19 - Coroação de Nossa Senhora