Paróquia Sagrado Coração de Jesus

- Paulínia - Arquidiocese de Campinas -

Sempre de Portas e Coração abertos para acolher

Sua presença é muito importante para nós!

2023 - Celebração Paixão do Nosso Senhor

2023 - Celebração Paixão do Nosso Senhor




Mensagens da Paróquia

Decreto: Maria, Mãe da Igreja
16/07/2018


Decreto sobre a Memória de Maria, Mãe da Igreja


Com o Decreto "Ecclesia Mater", publicado em 03 de março, Papa determina a inscrição da Memória da "Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja" no Calendário Romano Geral.


DECRETO

Sobre a celebração da bem-aventurada Virgem Maria,

Mãe da Igreja no Calendário Romano Geral


A feliz veneração em honra à Mãe de Deus da Igreja contemporânea, à luz das reflexões sobre o mistério de Cristo e sobre a sua própria natureza, não poderia esquecer aquela figura de Mulher (cf. Gal. 4,4), a Virgem Maria, que é Mãe de Cristo e com Ele Mãe da Igreja.

De certa forma, este facto, já estava presente no modo próprio do sentir eclesial a partir das palavras premonitórias de Santo Agostinho e de São Leão Magno. De facto, o primeiro diz que Maria é a mãe dos membros de Cristo porque cooperou, com a sua caridade, ao renascimento dos fiéis na Igreja. O segundo, diz que o nascimento da Cabeça é, também, o nascimento do Corpo, o que indica que Maria é, ao mesmo tempo, mãe de Cristo, Filho de Deus, e mãe dos membros do seu corpo místico, isto é, da Igreja. Estas considerações derivam da maternidade divina de Maria e da sua íntima união à obra do Redentor, que culminou na hora da cruz.

A Mãe, que estava junto à cruz (cf. Jo 19, 25), aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todos os homens, personificado no discípulo amado, como filhos a regenerar à vida divina, tornando-se a amorosa Mãe da Igreja, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito. Por sua vez, no discípulo amado, Cristo elegeu todos os discípulos como herdeiros do seu amor para com a Mãe, confiando-a a eles para que estes a acolhessem com amor filial.

Dedicada guia da Igreja nascente, Maria iniciou, portanto, a própria missão materna já no cenáculo, rezando com os Apóstolos na expectativa da vinda do Espírito Santo (cf. Act 1, 14). Ao longo dos séculos, por este modo de sentir, a piedade cristã honrou Maria com os títulos, de certo modo equivalentes, de Mãe dos discípulos, dos fiéis, dos crentes, de todos aqueles que renascem em Cristo e, também, "Mãe da Igreja", como aparece nos textos dos autores espirituais assim como nos do magistério de Bento XIV e Leão XIII.

Assim, resulta claramente, sobre qual fundamento o beato papa Paulo VI, a 21 de Novembro de 1964, por ocasião do encerramento da terça sessão do Concílio Vaticano II, declarou a bem-aventurada Virgem Maria "Mãe da Igreja, isto é, de todo o Povo de Deus, tanto dos fiéis como dos pastores, que lhe chamam Mãe amorosíssima" e estabeleceu que "com este título suavíssimo seja a Mãe de Deus doravante honrada e invocada por todo o povo cristão".

A Sé Apostólica, por ocasião do Ano Santo da Reconciliação (1975), propôs uma missa votiva em honra de Santa Maria, Mãe da Igreja, que foi inserida no Missal Romano. A mesma deu a possibilidade de acrescentar a invocação deste título na Ladaínha Lauretana (1980), e publicou outros formulários na Colectânea de Missas da Virgem Santa Maria (1986). Para algumas nações e famílias religiosas que pediram, concedeu a possibilidade de acrescentar esta celebração no seu Calendário particular.

O Sumo Pontífice Francisco, considerando atentamente quanto a promoção desta devoção possa favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como, também, da genuína piedade mariana, estabeleceu que esta memória da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja inscrita no Calendário Romano na Segunda-feira depois do Pentecostes, e que seja celebrada todos os anos.

Esta celebração ajudará a lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no mistério da Cruz, na oblação de Cristo no convite eucarístico e na Virgem oferente, Mãe do Redentor e dos redimidos.

Esta memória deverá, pois aparecer, em todos os Calendário e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas. Os respectivos textos litúrgicos são apresentados em anexo a este decreto, e a sua tradução, aprovada pelas Conferências Episcopais, serão publicados depois da confirmação por parte deste Dicastério.

Onde a celebração da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, por norma do direito particular aprovado, já se celebra num dia diferente com grau litúrgico mais elevado, pode continuar a ser celebrada desse modo.

Nada obste em contrário.

Sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos,11 de Fevereiro de 2018, memória da bem-aventurada Virgem Maria de Lurdes.


Roberto Card. Sarah
Prefeito

Artur ROCHE
Arcebispo Secretário

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-03/decreto-maria-mae-da-igreja-calendario-romano.html


COMENTÁRIO AO DECRETO

A memória de Maria "Mãe da igreja"

Na sequência da decisão do Papa Francisco, com o Decreto do dia 11 de Fevereiro de 2018, centésimo sexagésimo aniversário da primeira aparição da Virgem em Lourdes, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos determinou a inscrição da memória da "Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja" no Calendário Romano Geral. Em anexo ao decreto foram apresentados os respectivos textos litúrgicos, em latim, para a Missa, o Ofício Divino e o Martirológio Romano. As Conferências Episcopais providenciarão a aprovação da tradução dos textos necessários, e, depois de confirmados, a sua publicação nos livros litúrgicos da sua jurisdição.

O motivo da celebração está brevemente descrito no próprio decreto, que recorda o progresso da veneração litúrgica reservada a Maria, no seguimento de uma melhor compreensão da sua presença "no mistério de Cristo e da Igreja", como explicou o capítulo VIII da Lumen gentium do Concílio Vaticano II. Com efeito, em boa razão, ao promulgar esta constituição conciliar, no dia 21 de Novembro de 1964, o Beato Paulo VI quis reconhecer solenemente a Maria o título de "Mãe da Igreja". O sentir do povo cristão, em dois milénios de história, tinha acolhido de vários modos o vínculo filial que une estreitamente os discípulos de Cristo à sua Santíssima Mãe. Desse vínculo dá testemunho explícito o evangelista João, mencionando o testamento de Jesus morrendo na cruz (cf. Jo 19, 26-27). Depois de ter entregue a sua Mãe aos discípulos e estes à Mãe, "sabendo que tudo estava cumprido", ao morrer, Jesus "entrega o espírito" tendo em vista a vida da Igreja, seu Corpo místico: de facto, "do lado de Cristo adormecido na cruz nasceu o sacramento admirável de toda a Igreja" (Sacrosanctum Concilium, n. 5).

A água e o sangue brotando do coração de Jesus na cruz, sinal da totalidade da sua oferta redentora, continuam sacramentalmente a dar vida à Igreja através do Baptismo e da Eucaristia. Nesta admirável comunhão, que sempre se deve alimentar entre o Redentor e os redimidos, Maria Santíssima realiza a sua missão materna. Assim o recorda a passagem evangélica de Jo 19, 25-34, escolhida para a missa da nova memória, já indicada - junto com a leitura de Gen 3 e de Act 1- na missa votiva de "Santa Maria, Mãe da Igreja", aprovada pela Congregação para o Culto Divino em 1973, em vista do Ano Santo da Reconciliação de 1975 (cf. Notitiae 1973, pp. 382-383).

A comemoração litúrgica da maternidade eclesial de Maria já se encontrava, pois, entre as missas votivas, na editio altera do Missale Romanum de 1975. Posteriormente, durante o pontificado de São João Paulo II, deu-se a possibilidade, concedida às Conferências Episcopais, de acrescentar o título de "Mãe da Igreja" nas Ladainhas Lauretanas (cf. Notitiae 1980, p. 159); e, por ocasião do ano mariano, a Congregação para o Culto Divino publicou outros formulários de missas votivas sob o título de "Maria Mãe e Imagem da Igreja" na Colectânea de Missas da Virgem Santa Maria. Tinha sido também aprovada, ao longo dos anos, a inserção da celebração da "Mãe da Igreja" no Calendário próprio de alguns Países, como a Polónia e a Argentina, na segunda-feira depois do Pentecostes; em outras datas, tinha sido inscrita em lugares peculiares, como a Basílica de São Pedro, onde aconteceu a proclamação do título por parte de Paulo VI, como ainda nos Próprios de Ordens e Congregações religiosas.

Considerando a importância do mistério da maternidade espiritual de Maria que, desde a espera do Espírito no Pentecostes (cf. Act 1, 14), nunca mais deixou de ocupar-se maternalmente do cuidado da Igreja peregrina no tempo, o Papa Francisco estabeleceu que, na segunda-feira depois do Pentecostes, a memória de Maria Mãe da Igreja seja obrigatória para toda a Igreja de Rito Romano. É evidente o nexo entre a vitalidade da Igreja do Pentecostes e a solicitude materna de Maria para com ela. Nos textos da Missa e do Ofício, o texto de Act 1, 12-24 ilumina a celebração litúrgica, como também Gen 3, 9-15.20, lido à luz da tipologia da nova Eva, constituída "Mater omnium viventium" sob a cruz do Filho Redentor do mundo.

É desejo que esta celebração, estendida a toda a Igreja, recorde a todos os discípulos de Cristo que, se queremos crescer e enchermo-nos do amor de Deus, é preciso enraizar a nossa vida em três realidades: a Cruz, a Hóstia e a Virgem - Crux, Hostia et Virgo. Estes são os três mistérios que Deus deu ao mundo para estruturar, fecundar, santificar a nossa vida interior e para nos conduzir a Jesus Cristo. São três mistérios para contemplar no silêncio (cf. Cardeal Robert Sarah, A força do Silêncio, n. 57).

ROBERT CARD. SARAH

Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

fonte: http://www.presbiteros.org.br/maria-mae-da-igreja/




fonte: http://www.sagradocoracaopaulinia.org.br/ pesquisa realizada em: 28/03/2024 09:57:12



Mais mensagens

14/02/24 - Mensagem do Papa Francisco para a CF 2024 
24/01/24 - Papa: mensagem dia mundial das comunicações 
06/12/23 - Papa: Mais cuidado com a vida interior 
17/10/23 - Exortação Apostólica C´Est La Confiance 
02/09/23 - Setembro: mês da Bíblia 
11/08/23 - Família, uma tenda 
23/02/23 - Mensagem do Papa para a Campanha da Fraternidade 2023 
10/01/23 - A educação é um ato de amor 
30/12/22 - Papa Francisco: `juntos´ é o nome da paz em 2023 
21/12/22 - Papa Francisco: Importância de montar o presépio 
29/11/22 - O Papa e o Advento: Deus se esconde nas situações mais comuns 
04/10/22 - Outubro: Mês do Santo Rosário 
27/09/22 - Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa 
22/08/22 - Apelo do Papa pela Nicarágua 
01/07/22 - Papa: rezemos pelos idosos, mestres da ternura em meio ao mundo 
25/02/22 - Papa para a Quaresma: `Não nos cansemos de semear o bem´ 
20/10/21 - Sínodo dos Bispos 2021-2023 
01/09/21 - Setembro, mês da Bíblia 
01/06/21 - Junho: mês do Sagrado Coração de Jesus 
25/12/20 - Mensagem de Natal do Papa 
26/11/20 - Papa convida a viver o Advento com esperança e em oração 
18/07/20 - Peçam ajuda à Nossa Senhora do Carmo 
02/05/20 - Papa Francisco: Maria, nós nos entregamos a Ti 
27/03/20 - Abraçar o Senhor para abraçar a esperança 
23/01/20 - Papa Francisco: "A hospitalidade é uma importante virtude ecumênica" 
19/12/19 - Natal do Senhor: Deus visita a humanidade - Deus Se abrevia! 
01/10/19 - Missão é servir 
01/09/19 - Por que setembro é o mês da Bíblia? 
15/07/19 - Homilia de Dom João Inácio na Posse Canônica 
15/05/19 - Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Campinas 
01/03/19 - Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 
19/02/19 - Papa Francisco exorta a derrubar os ídolos mundanos e abrir o coração  
02/01/19 - Papa Francisco envia mensagem para o Ano Novo 
08/12/18 - O presépio e a árvore de Natal levam a luz e a ternura de Deus 
11/10/18 - Papa Francisco recorda que aborto é assassinato 
20/09/18 - Eleições 2018: compromisso e esperança 
11/09/18 - Fugir do egoísmo e do fechamento do coração 
31/07/18 - Nota de discordância: Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 
16/07/18 - Decreto: Maria, Mãe da Igreja 
18/06/18 - Papa: a Igreja é mulher e mãe, como Maria 
09/04/18 - Exortação Apostólica "Gaudete et Exsultate: chamado à santidade" 
04/04/18 - Domingo da Divina Misericordia 
14/02/18 - Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2018 
30/01/18 - Matrimônio: 7 pontos chaves para entender a mensagem do Papa 
11/12/17 - Agradecimento: Presépio Solidário 2017 
03/12/17 - Advento: 7 respostas às perguntas mais comuns 
17/11/17 - 1° Dia Mundial dos Pobres 
12/10/17 - Papa Francisco envia mensagem a todos os brasileiros 
15/09/17 - Papa: O mistério de amor da Cruz não é Masoquismo espiritual 
04/07/17 - Festa do Padroeiro 2017: Agradecimentos 
12/06/17 - Festa de Corpus Christi:CNBB estimula Jornada de Oração pelo Brasil 
06/06/17 - Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 
24/05/17 - 1917: Arquidiocese presente nos 200 anos do encontro da imagem 
23/05/17 - Paz não é tranquilidade 
01/05/17 - Mensagem aos Trabalhadores e Trabalhadoras 
13/04/17 - Reflexão para a Sexta-feira Santa: Paixão e Morte  
01/03/17 - Mensagem do Papa sobre a Campanha da Fraternidade 
13/02/17 - Mensagem do Papa para a Quaresma 
25/01/17 - Papa pede lógica da `boa notícia´ 
21/12/16 - Natal: Quem ama vai ao encontro! 
25/11/16 - Advento: Tempo de Esperança e Alegria! 
15/11/16 - Cristo Rei do Universo 
01/09/16 - Igreja em Saída 
01/09/16 - Setembro: Mês da Bíblia 
22/08/16 - Semana da Família: Missão pelo bem comum 
21/05/16 - Sem palavras para lhe agradecer 
15/05/16 - Dedicação Matriz:Sua participação, nossa alegria! 
06/04/16 - Dedicação Igreja Matriz: História que construímos 
13/03/16 - Semana Santa - Programação e Sentido 
10/02/16 - Vivamos a quaresma no ano santo da misericórdia 
27/01/16 - Mensagem do Papa para quaresma 
04/01/16 - 2016: Ano da Misericórdia 
02/12/15 - Advento: Plenitude do reinado de Deus  
27/11/15 - Jubileu da Misericórdia 
09/11/15 - Obra na igreja matriz: reta final 
03/10/15 - Missão: imperativo ao seguimento de Jesus 
03/09/15 - Setembro: Mês da Bíblia 
06/08/15 - Vocação: Um chamado de Deus 
04/08/15 - Aos nossos padres 
06/07/15 - Agradecimento! 
16/06/15 - Paulínia diz não à Ideologia de Gênero! 
13/06/15 - Festa do Padroeiro 2015 
23/05/15 - Festa Sagrado Coração de Jesus 2015 
31/03/15 - Semana Santa e Domingo da Ressurreição 
18/02/15 - Quaresma: Tempo de Renovada Conversão 
05/02/15 - Mensagem do Papa para a Quaresma 
25/01/15 - 2015: Ano da Vida Consagrada 
27/12/14 - Feliz Ano Novo! 
20/12/14 - Eis o Natal! 
27/11/14 - Advento - tempo da alegra espera 
11/11/14 - Mensagem Preparação Noivos nov/14 
23/11/14 - Solenidade de Cristo Rei 
01/10/14 - Outubro: Mês da Missões 
12/08/14 - Agradecimento 
05/08/14 - Jubileu de Diamante 
20/03/14 - Bem vindo ao Portal Paroquial