Paróquia Sagrado Coração de Jesus

- Paulínia - Arquidiocese de Campinas -

Sempre de Portas e Coração abertos para acolher

Sua presença é muito importante para nós!

2023 - Cooração de Nossa Senhora

2023 - Cooração de Nossa Senhora




O Terço





O Terço

Terço O Rosário é uma oração católica em honra da Santíssima Virgem Maria formado tradicionalmente por três terços. Recentemente houve o acréscimo de mais um terço pelo Papa João Paulo II.
Cada terço compreende cinco mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora. Os mistérios são formados basicamente por um Pai-Nosso e dez Ave-Marias. Cada mistério recorda uma passagem importante da história da salvação, segundo a doutrina católica, e cada terço é constituído por cinco mistérios.
A origem do Santo Rosário
A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como “Saltério” dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai-Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave-Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria. 

Segundo uma tradição a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem teria aparecido a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados. 
No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave-Marias em 15 dezenas e colocando uma Pai Nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios. 

A palavra Rosário significa “Coroa de Rosas”. É uma antiga devoção católica que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave-Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário de todas as devoções é, portanto, tido como sendo a mais importante. Em quase todas as Suas Aparições, Maria Santíssima exibiu e estimulou a devoção do Rosário; numa delas chegou mesmo a oferecê-lo, a uma jovem leiteira (Aparições de Argoncilhe, Portugal).
 
 
Oração e meditação
 
A meditação de cada mistério acha sua base na Sagrada Escritura: é opcional a leitura do trecho que narra o que será contemplado, ou a divisão de um ou mais trechos em dez pedaços, de forma que seja lido parte a parte antes de cada Ave-Maria. Em sua maioria, as leituras são dos Evangelhos, mas também há trechos do Antigo Testamento que ajudam a compreender o que se passa na ocasião, ou comentários doutrinários sobre elas contidos nas epístola. Os dois últimos mistérios (Assunção e coroação) não são do Evangelho, mas profetizados: por exemplo, no Livro de Judite, uma mulher salva o povo; nos Salmos, há frequentes elogios a uma figura feminina, presentes também no Cântico dos Cânticos; e, definitivamente, no Apocalipse, um sinal nos céus apresenta uma mulher como Rainha, que a Tradição Apostólica, desde os primeiros tempos, afirmou tratar-se de Maria.
 
 
10 Boas razões para se rezar o terço
 
1. É uma oração bíblica: o Pai nosso é a oração que Jesus  nos  ensinou.

A Ave-Maria foi ensinada por Deus Pai através do anjo Gabriel(Lc 1,28) e pelo Espírito Santo através  da  boca  de  Isabel (Lc 1,42). Quando rezamos a  Ave-Maria, realizamos hoje a profecia do Magnificat:"Todas as gerações me chamarão  de bendita" (Lc 1,48).

2. Cristo está no centro do Terço: o mais importante não é prestar atenção na repetição de palavras. Na verdade elas são apenas uma cantilena a nos embalar no que realmente importa:  contemplar e  meditar  os momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo.

3. Rezar com a Igreja: o Terço nos coloca em comunhão com toda a  Igreja em oração.

4. Maravilhosa terapia: se tiver deprimido,ou mesmo com insônia, procure o terço. É um ótimo calmante... e não é tóxico.

5. Simples e profundo: crianças,  jovens e  idosos, sábios   e  simples, todos podem encontrar sentido na oração do Terço.

6. Escola de oração: o Terço nos leva a entender o valor da oração.

7. Atual: cada dia vejo mais jovens descobrindo a atualidade do terço.

8. Prática de solidariedade: procure incluir o nome de uma pessoa em cada Ave-Maria. Chamo isso de "Terço dos amigos".

9. Popular: o terço tem 100% da preferência do povo.

10. Leva à quietude: nos dias agitados de hoje, o Terço é uma fonte de paz.