A Paróquia
Informações Gerais
Estrutura
Clero
Comunidades
Pastorais/Movimentos
Comunicação
Palavra Oficial
Notícias
Fotos
Videos
Como chegar
Downloads
Vela Virtual
Evangelização
Sacramentos
Os Sacramentos
Batismo
Eucaristia
Crisma
Matrimonio
Ordem
Reconciliação
Unção
Catequese/Formação
Terço
Liturgia das Horas
Evangelho do dia
Santo do dia
Acesso Rápido
Fale Conosco
Atividades Fixas
Cadastro Agentes
Batismo
Matrimônio
Missas/Celebrações
Calendário Paroquial
Pesquisar
Vela Virtual
Links Interessantes
Arquidiocese Campinas
Forania Sta Teresinha
7° Plano de Pastoral
Rádio Matriz FM
Doações
Informações
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
- Paulínia - Arquidiocese de Campinas -
Sempre de Portas e Coração abertos para acolher
Sua presença é muito importante para nós!
2023 - Domingo de Ramos
Reconciliação
Reconciliação ou Penitência
É a confissão dos pecados a um sacerdote, que aplica a penitência para, uma vez cumprida, propiciar a reconciliação com Cristo.
Por outras palavras, é o sacramento que dá ao cristão católico a oportunidade de reconhecer as suas faltas e, se delas estiver arrependido, ser perdoado por Deus.
O reconhecimento das faltas é a sua confissão a um sacerdote, que pode ouví-la em nome de Deus e conceder àquele fiel o Seu perdão.
Do ponto de vista formal, o confessante se ajoelha perante um sacerdote, o confessor, e a ele declara que pecou, que deseja confessar o que fez e pedir a Deus que perdoe os seus pecados. Após ouvi-lo, cabe ao sacerdote oferecer as suas palavras de conselho, de censura, de orientação e conforto ao penitente, recomendando a penitência a ser cumprida.
O confessado deve rezar a oração denominada Ato de Contrição, após o que o sacerdote profere as palavras do perdão e abençoa o penitente, que se retira para cumprir a penitência que lhe foi prescrita.
A Igreja Católica considera o sacramento da penitência um ato purificador, que deve ser praticado antes da Eucaristia, para que esta seja recebida com a alma limpa pelo perdão dos pecados. Mas, entende-se também que esse efeito purificador é salutar, sendo benéfico para o espírito cada vez que é praticado.
Um dos mais rígidos deveres impostos ao sacerdote pela Igreja é o segredo da confissão.
O sacerdote é rigorosamente e totalmente proibido de revelar o que ouve dos fiéis no confessionário. O descumprimento desse dever é considerado um dos maiores e mais graves pecados que um sacerdote pode cometer e o sujeita a penalidades severíssimas impostas pela Igreja.